sexta-feira, 6 de agosto de 2021

O que é ANÁLIZE SWOT e como fazê-lo certo em 2021

Uma análise SWOT é uma ferramenta incrivelmente simples, mas poderosa para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia comercial, quer você esteja criando um novo negócio ou liderando um negócio já existente.

O que é uma análise SWOT?

SWOT significa força, fraqueza, oportunidades e ameaças.

Os pontos fortes e fracos são internos ao seu negócio, coisas sobre as quais você tem algum controle e que podem mudar. Por exemplo, quem está em sua equipe, suas patentes e propriedade intelectual e sua posição.

Oportunidades e ameaças são externas: coisas que acontecem fora de sua empresa, no mercado mais amplo. Você pode agarrar oportunidades e se proteger de ameaças, mas não pode mudá-las. Exemplos incluem concorrentes, preços de commodities e tendências de compra dos clientes.

Uma análise SWOT organiza seus principais pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças em uma lista organizada e geralmente é apresentada em uma grade simples dois por dois.

Por que fazer uma análise SWOT?

Quando você dedica um tempo para fazer uma análise SWOT, você tem uma estratégia sólida para priorizar o trabalho que você precisa fazer para fazer crescer seu negócio.

Você pode pensar que já sabe tudo o que precisa fazer para ter sucesso, mas uma análise SWOT o forçará a olhar para seus negócios de novas maneiras e em novas direções. Você analisará seus pontos fortes e fracos e como utilizá-los para explorar as oportunidades e ameaças que existem em seu mercado.

Quem deve fazer uma análise SWOT?

Para que uma análise SWOT seja eficaz, os fundadores e líderes da empresa devem estar profundamente envolvidos. Esta não é uma tarefa que possa ser delegada a outros.

Entretanto, a administração da empresa também não deve fazer o trabalho sozinha. Para obter melhores resultados, é aconselhável reunir um grupo de pessoas que tenham perspectivas diferentes sobre a empresa. Selecione pessoas que possam representar diferentes aspectos de seu negócio, desde vendas e atendimento ao cliente até marketing e desenvolvimento de produtos. Todos devem sentar-se à mesa.

As empresas inovadoras também olham para fora de suas fileiras internas ao realizar análises SWOT e obter informações dos clientes para adicionar sua voz única ao mix.

Se você mesmo está começando ou dirigindo um negócio, você também pode fazer uma análise SWOT. Reúna opiniões adicionais de amigos que conhecem um pouco de seu negócio, de seu contador ou mesmo de vendedores e fornecedores. A chave é obter múltiplos pontos de vista.

As empresas existentes podem usar a análise SWOT para avaliar sua situação atual e determinar uma estratégia para seguir adiante. Mas lembre-se que as coisas estão mudando constantemente e é aconselhável reavaliar sua estratégia, começando com uma nova análise SWOT a cada seis a 12 meses.

Para empresas iniciantes, a análise SWOT é parte do processo de planejamento comercial. Ele o ajudará a codificar uma estratégia para que você possa começar com o pé direito e saber a direção que deseja tomar.

Como fazer uma análise SWOT da maneira correta

Como eu disse acima, você quer reunir uma equipe de pessoas para trabalhar em uma análise SWOT. Mas não é necessário um dia inteiro de retiro para fazer isso. Uma hora ou duas deve ser mais do que suficiente.

  1. Reunindo as pessoas certas
    Reúna pessoas de diferentes partes de sua empresa e certifique-se de ter representantes de cada departamento e equipe. Você descobrirá que grupos diferentes dentro de sua empresa terão perspectivas totalmente diferentes que serão cruciais para que sua análise SWOT seja bem sucedida.
  2. Atire suas idéias na parede
    Fazer uma análise SWOT é semelhante a reuniões de brainstorming e há maneiras certas e erradas de fazê-las. Sugiro dar a todos um bloco de notas pegajoso e fazer com que todos gerem idéias por conta própria para que as coisas comecem. Isto impede que se pense em grupo e assegura que todas as vozes sejam ouvidas.

Após cinco a dez minutos de brainstorming privado, coloque todas as notas pegajosas na parede e reúna idéias semelhantes. Permitir que qualquer pessoa acrescente notas adicionais neste ponto se a idéia de outra pessoa desencadear um novo pensamento.

  1. Ordenar as idéias
    Uma vez que todas as idéias estejam organizadas, é hora de resolvê-las. Eu gosto de usar um sistema de votação onde todos recebem cinco ou dez “votos” que podem distribuir como quiserem. Pontos pegajosos em diferentes cores são úteis para esta parte do exercício.

Com base no exercício de votação, você deve ter uma lista prioritária de idéias. Naturalmente, a lista está agora para discussão e debate, e alguém na sala deve ser capaz de fazer a chamada final sobre a prioridade. Este é geralmente o CEO, mas poderia ser delegado a outra pessoa responsável pela estratégia comercial.

Recomendamos que você acompanhe este processo de geração de idéias para cada um dos quatro quadrantes de sua análise SWOT: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Perguntas que podem ajudar a inspirar sua análise
Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer à sua equipe ao construir sua análise SWOT. Estas perguntas podem ajudar a explicar cada seção e estimular o pensamento criativo.

Leia também : O QUE É UM PROJETO? – DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS CHAVE

Pontos fortes

Os pontos fortes são atributos internos e positivos de sua empresa. Estas são coisas que estão sob seu controle.

  • Quais processos comerciais são bem sucedidos?
  • Que recursos vocês têm em suas equipes? (ou seja, conhecimento, educação, rede, habilidades e reputação)
  • Que bens físicos você possui, tais como clientes, equipamentos, tecnologia, dinheiro e patentes?
  • Que vantagens competitivas você tem sobre seus concorrentes?

Pontos fracos

As fraquezas são fatores negativos que diminuem suas forças. Estas são coisas que você pode precisar melhorar para ser competitivo.

  • Há coisas que sua empresa precisa para ser competitiva?
  • Quais processos comerciais precisam ser melhorados?
  • Existem ativos tangíveis que sua empresa precisa, como dinheiro ou equipamentos?
  • Há lacunas em sua equipe?
  • Sua posição é ideal para seu sucesso?
  • Oportunidade
  • As oportunidades são fatores externos em seu ambiente de negócios que provavelmente contribuirão para seu sucesso.
  • Seu mercado está crescendo e há tendências que incentivarão as pessoas a comprar mais do que você está vendendo?
  • Existem eventos que sua empresa pode aproveitar para fazer crescer o negócio?
  • Há mudanças nos regulamentos que podem ter um impacto positivo em seu negócio?
  • Se seu negócio está em pleno andamento, os clientes pensam muito bem de você?

Ameaças

As ameaças são fatores externos sobre os quais você não tem controle. Você deve considerar a criação de planos de contingência para lidar com eles se eles ocorrerem.

  • Você tem concorrentes em potencial que podem entrar em seu mercado?
  • Os fornecedores sempre serão capazes de fornecer as matérias-primas de que você precisa, aos preços que você precisa?
  • Os futuros desenvolvimentos tecnológicos podem mudar a maneira como você faz negócios?
  • O comportamento do consumidor está mudando de uma forma que poderia afetar negativamente seu negócio?
  • Existem tendências de mercado que podem se tornar uma ameaça?

Análise SWOT da amostra

Para ajudá-lo a entender melhor como é a amostra SWOT, vamos dar uma olhada em UPer Crust Pies, um café especializado em tortas de carne e frutas. Eles vendem tortas quentes, prontas para comer e opções de take-home congeladas, bem como uma variedade de saladas e bebidas frias.

A empresa está planejando abrir sua primeira loja e está muito focada no desenvolvimento de um modelo de negócios que facilitará sua rápida expansão e abrirá a possibilidade de franquia. Esta é a aparência que sua análise SWOT pode ter:

Análise SWOT das tortas de côdea Uper

Tortas de crosta Uper Exemplo de análise SWOT

Como usar a análise SWOT?
Uma vez concluída a análise SWOT, você está pronto para transformá-la em uma verdadeira estratégia. Afinal de contas, o exercício é sobre o desenvolvimento de uma estratégia que você pode trabalhar nos próximos meses.

O primeiro passo é analisar seus pontos fortes e descobrir como você pode utilizá-los para explorar suas oportunidades. Em seguida, estude como seus pontos fortes podem combater as ameaças no mercado. Use esta análise para criar uma lista de ações que você pode realizar.

Com sua lista de ações em mãos, observe o calendário de sua empresa e comece a colocar metas (ou marcos) nela. O que você quer alcançar em cada trimestre (ou mês) em diante?

Também sugerimos que você faça isso analisando como as oportunidades externas poderiam ajudá-lo a combater suas fraquezas internas. Você também pode minimizar essas fraquezas para evitar as ameaças que você identificou?

Mais uma vez, você terá uma lista de ações que você desejará priorizar e planejar.

UPer Crust Pies – Potencial Estratégias para o Crescimento

De volta ao exemplo UPer Crust Pies : Com base em sua análise SWOT, aqui estão algumas estratégias potenciais de crescimento que o ajudarão a pensar em como traduzir sua SWOT em metas acionáveis.

Investidores da pesquisa. Uper Crust Pies poderiam investigar opções para levantar capital.
Criar um plano de marketing. Como Uper Crust Pies quer implementar uma estratégia de marketing específica – visando famílias que trabalham, enfatizando que sua opção de jantar é saudável e prática – a empresa deve desenvolver um plano de marketing.
Plano para uma grande abertura. Uma peça chave desse plano de marketing será a grande abertura da loja e as estratégias promocionais necessárias para que o mercado alvo do Uper Crust Pies entre pela porta.

Próximos passos com a análise SWOT

Com seus objetivos e ações em mãos, você terá percorrido um longo caminho para completar um plano estratégico para seu negócio. Eu gosto de usar a metodologia de planejamento enxuto para planos estratégicos e planejamento comercial regular. As ações geradas por sua análise SWOT se encaixarão perfeitamente nos marcos de seu plano Lean e lhe fornecerão uma base concreta a partir da qual você poderá desenvolver seus negócios. Você pode baixar gratuitamente nosso modelo de plano Lean para ajudá-lo a começar.

Se você tem mais idéias sobre como a análise SWOT pode ajudar seu negócio e como ela se encaixa no seu planejamento empresarial regular, eu adoraria ouvir de você. Você pode nos encontrar no Twitter @Elephan51101311.

VEJA MAIS : COMO CRIAR PORCENTAGEM PREVISTA NO MICROSOFT PROJECT

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